Home Norma Villares Caminho da Beleza

Caminho da Beleza

Caminho da Beleza

 

Diz a sabedoria indígena que quando não cumprimos o que prometemos, o fio de nossa ação que deveria estar concluída e amarrada em algum lugar fica solto ao nosso lado.
Com o passar do tempo, os fios soltos enrolam-se em nossos pés e impedem que caminhemos livremente... Ficamos amarrados às nossas próprias palavras.

Por isso os nativos têm o costume de "por-as-palavras-a-andar" que significa agir de acordo com o que se fala; isso conduz à integridade entre o pensar, o sentir e o agir no mundo e nos conduz ao Caminho da Beleza onde há harmonia e prosperidade naturais.
Eles acreditam que aplicando  os princípios de valores ensinados pelos seus ancestrais  o  sofrimento  do  mundo  inteiro diminui. Toda vez que qualquer pessoa  aplica o auto-aperfeiçoamento, aumenta a paz e a beleza de tudo.  Os Navajos  chama isso de "tomar o caminho da beleza". Os indígenas sabem que tudo o que fazemos, inclusive nossos pensamentos  afetam todos.

TOMAR O CAMINHO DA BELEZA

A viagem do Guerreiro Espiritual rumo à beleza é uma viagem em direção a si mesmo e ao Grande Espírito. É um caminho de opção. Quando trilha esse  caminho emitindo pensamentos amorosos  realiza atos generosos.

Se os seres humanos levarem uma vida de beleza, segundo a tradição dos navajos,  depois de conseguir essa beleza, o caminho do amor, da paz de espírito e ligação com o Grande Espírito,  pode-se trazê-la para o mundo com crenças positivas e atos amorosos. Então os seres humanos estarão percorrendo o “Caminho da Beleza”.   

Prece do Caminho da Belezaoração  do povo navajo.

Hoje saio à caminhar

Todo o mal me abandona, serei tal como fui antes

Terei o corpo leve e uma brisa fresca a percorrer-me o corpo

Hei de ser feliz para sempre

Nada há de me impedir

Eu caminho com a Beleza à minha frente

Eu caminho com a Beleza atrás de mim

Eu caminho com a Beleza acima de mim

Eu caminho com  a Beleza ao meu lado direito

   Eu caminho com a Beleza ao meu lado esquerdo

   Eu caminho com a Beleza



Xamanismo

Fonte:

1. Don Miguel Ruiz. Os Quatro Compromissos: O livro da Filosofia Tolteca. Editora Best Seller, 1979.

 
Banner